sexta-feira, 3 de abril de 2009

Bibliografia do curso

Fiquei pensando na melhor forma de publicar as referências bibliográficas, pois deveria ficar visível, de fácil acesso, aparente. Então, publiquei como post. Nada de link para assuntos importantes!

Eis as referências:

Bertol, Rachel. Rui Campos, da travessa: uma causa para o best-seller. Prosa online.

Bignotto, Cilza Carla. O computador e a leitura “natural”. In: Leitura: Teoria & Prática. Ano 17, nº 32, dezembro de 1998. Associação de Leitura do Brasil, p..3-11

Brasil, Ubiratan. Chartier e a pluralidade de existência dos textos. O Estado de S. Paulo, 20/05/01.

Canclini, Nestor Garcia. Campos culturais ou mercados? In: Leitores, espectadores e internautas. Iliminuras, 2008.

Carvalho, Larissa Camacho. Revoluções das práticas culturais de leitura e escrita: da numeração das páginas à barra de rolagem. Actas do VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 20-15 Junho 2008.

Chartier, Roger. A aventura do livro do leitor ao navegador – conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Unesp, 1999.

Chartier, Roger. Entrevista: O leitor, o livro e a leitura.

Chartier, Roger. Entrevista: Acredito que os jovens leiam mais hoje.

Chartier, Roger. Línguas e leituras no mundo digital. In: Os desafios da escrita. São Paulo: Unesp, 2002.

Conde, Miguel. Existe uma escrita de internet? Prosa online.

Corral, Milagros del. O livro tem futuro? In: Formação de leitores e construção da cidadania – Memória e presença do PROLER. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2008.

Freitas, Maria Thereza. Entrevista. Revista Nós da Escola, nº 23.

Furtado, José Afonso. Livro e leitura no ambiente digital. Enciclopédia e Hipertexto.

Jobin e Souza, Solange & Gamba Jr., Nilton. Novos suportes, antigos temores: tecnologia e confronto de gerações nas práticas de leitura e escrita. Revista Brasileira de Educação. Set/Out/Nov/Dez, 2002 nº 21.

Lemos, André Cibercultura. Alguns pontos para compreender a nossa época. In: Lemos, André; Cunha, Paulo (orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003; pp.11-23.

Levi, Pierre. A emergência do cyberspace e as mutações culturais.

Levischi, Beatriz. Mestres no Ciberespaço. Revista Educação. Edição 119, março 2007, p. 44-48.

Mar, Monike. Web 2.0: o privado tornou-se público. Olhar Virtual.

Marques Edson. Mude.

Martins, Mara Lúcia. O que o blog pode fazer pela educação?

Paloff, Rena & Pratt, Keith. Ler e Reler o Mundo. Revista Pátio. Ano IX - Nº 33 - Fevereiro à Abril de 2005.

Retratos da leitura no Brasil.

Ramal, Andréa Cecilia. Ler e esrever na cultura digital. Porto Alegre: revista Pátio, ano 4, no. 14, agosto-outubro 2000, p.21-24.

Ribeiro, Ana Elisa. As margens da página no texto impresso e no texto digital: espaços virgens ou reservas especiais? I Seminário Brasileiro sobre o Livro e História Editorial. Rio de Janeiro, 2004.

Soares, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 23. n. 81, p. 143-160, dez 2002.

Suaiden, Emir José. Ética e impacto social na biblioteca pública. In: Formação de leitores e construção da cidadania – Memória e presença do PROLER. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2008.

Viegas, Ana Cláudia. Da página à tela – ou vice-versa. Revista Alceu.

Wanderley, Amanda. Segredos Públicos – os blogs de mulheres no Brasil. Olhar Virtual.

Vamos reler os textos e rediscutir os pontos principais aqui?

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