domingo, 5 de abril de 2009

Estamos acabando com a cultura?

A reportagem de capa do caderno Prosa & Verso de ontem trouxe uma pergunta que gerará muitas reflexões e provocações. Estamos acabando com a cultura?
A pergunta vem do livro "O culto do amador — Como blogs, MySpace, YouTube e a pirataria digital estão destruindo nossa economia, cultura e valores", do anglo-americano Andrew Keen, lançado pela Jorge Zahar Editor.
A tese de Keen (considerada polêmica por muitos) é que a web 2.0 está matando a civilização. Como? Através dos blogs, wikipédias, myspaces e youtubes que tiram a vida cultural das pessoas. O autor diz ainda que as pessoas que alimentam "verozmente" esses espaços ganham voz, autoridade como os especialistas. Cabe nos pensar o lugar que o autor ocupa, certo?
Podemos, a partir de suas provocações, pensar no papel da web no mundo hoje. Que papel ela ocupa? Que papel a cultura ocupa?
Vale ler outras opiniões no blog do Prosa&Verso online.

2 comentários:

  1. Olá, meninas do blog. Sou a Cecilia e trabalho na Edelman, agência de comunicação digital de Jorge Zahar Editor, que acaba de lançar 'O Culto do Amador'. O livro de Keen é polêmico mesmo e tem causado controvérsias, no entanto serve de alerta para pensarmos no futuro da web 2.0.
    Agradecemos pelo post.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Paulo Vinicius12/4/09 15:09

    A tese é polêmica sem dúvida nenhuma. Mas será que não expressa algumas inquietações que nós temos lá no fundo mas que acabamos não externando?

    Acho que, como comentei nas aulas do curso, necessitamos de um certo cuidado com a questão da autoria em relação ao que é publicado na internet. Eu acredito que precisa haver um filtro no que está sendo lido e que a liberdade é estimulante para quem navega na internet.

    Quanto ao isolamento das crianças por conta da web 2.0 podemos entender como uma relação normal, se levarmos em conta o contexto do Brasil. Vemos as crianças cada vez menos sociáveis; perdeu-se não só a vida cultural, mas a vida social propriamente dita. Isso tem uma série de motivos e podemos aqui discutir todos eles que não chegariamos a uma conclusão prática.

    Todo o trabalho que tivemos no curso tem uma finalidade óbvia e que é o estímulo para a interação entre as práticas na internet e a leitura como prática cultural.

    ResponderExcluir