segunda-feira, 6 de abril de 2009

Livros pela cidade!


Como falamos em práticas de incentivo a leitura no post abaixo, achei interessante comentar sobre o evento: Livros pela cidade. Ano passado, em novembro, aconteceu a Feira do Livro de Oslo, a qual recebeu o nome de Livros pela cidade. E, realmente, os livros estavam "soltos" por todas as partes da cidade, em hotéis, livrarias, praças... Todos tinham a oportunidade de manuseá-los, folheá-los, olhá-los...

Em cada um deste espaços aconteceu um evento cultural que abordava um título. Uma tenda foi montada na praça principal e abrigou exposições, lançamentos e debates. Um evento bem parecido com a Flip, de Paraty, mas em proporção menor. As escolas marcaram presença, cursos foram oferecidos para os professores, histórias foram contadas e encenadas. Oslo respirou histórias durante dois dias...

Um comentário:

  1. Paulo Vinicius12/4/09 15:02

    A ideia é interessante mas o problema aí neste caso são questões meramente práticas. Seria necessário o suporte de alguma instituição administrativa e algum incentivo para que a população se integrasse na iniciativa.

    Alguns projetos muito bons em relação a leitura acabam por falta de entusiasmo da população em meramente fazer parte. Lógico que nós, como professores e profissionais interessados em estimular a leitura, nos engajamos nos movimentos mas nem sempre isso funciona.

    Quais foram os incentivos usados pelos organizadores do evento em Oslo? Ou a população apareceu espontaneamente (o que eu acredito que tenha sido o caso)?

    ResponderExcluir