terça-feira, 17 de março de 2009

Retomando as discussões

Vamos retomar nossas discussões sobre o papel da autoria, assunto da primeira aula, que é um tema importante na cultura digital. Como os papéis de autor e leitor são caracterizados e ao mesmo tempo diferenciados nos suportes digitais? Quando o leitor se transforma em autor? E o contrário pode acontecer?

4 comentários:

  1. Eu acho que não há uma idéia muito clara sobre autoria na internet. Por ser um espaço tão abrangente, isso acaba criando uma certa liberdade da qual o espaço material por vezes obriga que se determine extamente quem é o auor e quem é o receptor. Por exemplo, este é um espaço em que o autor pode se tornar um autor.
    Quanto ao oposto eu realmente não sei; não me vem nada a cabeça neste momento. E vocês, o que acham?

    ResponderExcluir
  2. Considero que a leitura digital já é fragmentada, por isso a importancia de mencionar-mos a autoria. Para que não sejamos multiplicadores do famoso achismo.

    ResponderExcluir
  3. Como a Cintia comentou em sala de aula, às vezes lemos um hipertexto e caimos na famosa mensagem do "página indisponível" e nos perdemos completamente naquele mar de informações.
    Como poderemos resgatar a informação perdida? Como instruir nossos alunos com cuidados a esse respeito?

    ResponderExcluir
  4. Bom, Paulo , acho que a especificidade da leitura na web merece cuidado e algumas considerações como comentamos nos nossos encontros: nem tudo é "verdadeiro", temos que ter criticidade em tudo que lemos seja no papel ou no virtual , se no virtual às vezes não temos pistas de autoria, temos que procurar mais fontes ou procurar aquelas que podemos considerar "seguras". Como vc tem feito ?

    ResponderExcluir