terça-feira, 17 de março de 2009

Autoria na internet

Questionei o papel do autor e fiquei pensando no que poderia encontrar na internet sobre o assunto, procurei precisamente a palavra autoria no Google, já que é um espaço de "múltiplos autores" e "também de infinitos leitores". Encontrei referências a música (autor de música), criação (autor de um obra de arte, letra de música, receita de bolo, texto literário e científico, etc), produção (com os mesmos sentidos colocados anteriormente), direito (cópia, plágio), internet (produções na web, softwares), guerras militares (autoria do ataque), entre muitos outros assuntos.

Com o conceito de autor é múltiplo, podemos pensá-lo como um papel que se ocupa em um determinado momento da história? Pode esse papel ser temporário?

Discute-se o termo "autoria equivocada", que significa alguém escrever um texto e publicá-lo com outro nome, um nome famoso de preferência. Dentre as vítimas mais famosas está Arnaldo Jabor, que deu uma entrevista na CBN, em novembro de 2008, dizendo: “não aguento mais gente escrevendo no meu nome e publicando na internet”.

O que esse termo pode provocar? O que, na verdade, ele significa???

Daí entramos na discussão sobre os direitos autorais. Como se precaver da cópia, do plágio na internet?

Um comentário:

  1. Acho que essa questão da autoria equivocada é uma deformação da idéia antiga dos pseudônimos. Temos o clássico caso de Mark Twain ao escrever a famosa história de Tom Sawyer. A autoria equivocada seria uma forma de prejudicar o autor ou manter-se incógnio enquanto pode postar o que quiser.
    Posso pensar em um outro exemplo também: o dos perfis em salas de chat ou orkut. O sistema é o mesmo: a pessoa posteriormente se queixa de ter levado a culpa sobre a difamação sobre certa pessoa ou fato. É muito difícil estabelecer um controle sobre autorias se formos ver pelo prisma da liberdade operada pela internet: já se tentaram diversas políticas de restrição, mas nunca funciona pela liberdade absurda e anonimidade oferecida pela internet.
    Eu creio que se precaver é um pouco complexo, mas é possível. Postar apenas em espaços determinados, desenvolver algum tipo de assinatura capaz de ser reconhecida. Talvez algum dos colegas seja mais criativo do que eu.

    ResponderExcluir