segunda-feira, 30 de março de 2009

Como estimular a leitura do livro no mundo digital?


Fiquei pensando em uma das expectativas que foram levantadas no nosso primeiro encontro e formas de estimular a leitura do livro que não tenham sido abordadas durante o curso, quando participei no último sábado do "Sebinho nas Canelas" realizado pelas amigas da pracinha na Praça Pio XI no Jardim Botânico. Fiquei encantada! As crianças levam livros usados para a praça e recebem em troca o número correspondente de fichas, os livros ficam sobre uma lona azul e as crianças podem folhear, ler, pegar e levar aqueles que gostou mais de acordo com o número de fichas (livros que levou). Com tantas opções que se abrem na cibercultura, foi muito bom ver crianças de todas as idades com livros em baixo do braço ou sentadas no chão para lê-los. Achei o evento fantástico, e fiquei pensando: será que nós não podemos fazer algo parecido em nossas escolas, bibliotecas, ou outros espaços não formais de educação? Será que estímulo ao cuidado e interesse com o livro não despertarão a curiosidade e prazer pela leitura?
Seguem fotos e link do evento.

http://www.amigasdapracinha.com.br/?page=ver_materia&cat=Eventos&id=1351

Um comentário:

  1. Paulo Vinicius5/4/09 09:44

    Que imagens lindas! Também adorei as fotos. Participei também de um evento durante essa semana que me levou a pensar o mesmo: foram os 30 anos da Biblioteca Infanto-Juvenil Maria Mazzetti que teve uma série de eventos ao longo do dia. Recebemos quatro escolas ao longo do dia e, na parte da manhã, foi feita uma contação de histórias com o Francisco Gregório Filho.

    Fiquei encantado pela forma como ele contava pequenas histórias e conseguia despertar a atenção das crianças. Até mesmo a minha colega se perdeu no mundo de fantasia criado pelo Francisco Gregório. Seja pelo uso de repetições ou pelo gestual, ele conseguiu apelar para a imaginação das crianças. Tudo em prol de estimular o hábito de leitura das crianças.

    Não creio que foi uma revolução e que a BIMM vá bombar nos próximos meses, mas creio que o coração daquelas pequenas crianças foi alcançado pelos livros naquele dia.

    ResponderExcluir